Instituto Universo - Os melhores cursos estão aqui!
61 99868-8072
Instituto Universo - Os melhores cursos estão aqui!
61 36378445
Instituto Universo - Os melhores cursos estão aqui!
61 99868-8072
Instituto Universo - Os melhores cursos estão aqui!
61 36378445
Blog
TCC é Opcional na Pós-graduação do UNIEDUCACIONAL
TCC é Opcional na Pós-graduação do UNIEDUCACIONAL

Você sabia que o TCC não é mais obrigatório para conclusão dos cursos de pós-graduação? 

 

TCC é Opcional na Pós-graduação do UNIEDUCACIONAL.

 

Afinal, o TCC é obrigatório para pós-graduação?

 

Não é mais obrigatório.

 

O Ministério da Educação definiu na nova Resolução n.01 de abril de 2018, que o Trabalho de Conclusão de Curso pode ser optativo no caso da pós-graduação. Ou seja, todo o conteúdo ligado ao TCC faz parte do eixo de conhecimento que é de escolha da instituição de ensino. Para o MEC, portanto, os educadores é que devem analisar se esse tipo de trabalho acrescenta conhecimento na formação dos seus alunos.

 

Sendo assim, de acordo com o Parecer CNE/CES 146: 

 

“No conjunto das Diretrizes Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares Gerais dos Cursos de Graduação, a Monografia/Trabalho de Conclusão de Curso vêm sendo concebidos ora como um conteúdo curricular opcional, ora como obrigatório. Nos cursos objeto do presente Parecer, a Monografia se insere no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará a cargo de cada Instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos.”

 

Explicando melhor o trecho acima, como já foi dito, cabe à instituição de ensino, seja particular ou privada, decidir se o Trabalho de Conclusão de Curso será feito, ou não, pelos estudantes. Também cabe à instituição definir o formato em que o TCC deverá ser entregue — os trabalhos práticos, por exemplo, podem não precisar de uma parte escrita.

 

O que diz a nova resolução do MEC?

 

Para compreender com clareza a definição de tal parecer, vale a pena voltar um pouco na história dos trabalhos realizados para a aprovação em um curso superior. Em 1995, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação publicou a Lei 9.131 que estabelecia que o TCC é obrigatório, ou seja, que deveria ser respeitado pelas instituições de ensino, a quem cabe a orientação aos alunos.

 

Já no ano de 1997 a SESU/MEC convocou, por meio do Edital 004/97, as instituições de ensino que tinham propostas para a elaboração de TCCs, para que a Comissão de Especialistas de Ensino de cada área as analisassem. Por outro lado, a última definição — que derruba a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso —, tem causado transtornos, inclusive com casos que terminam nos tribunais.

 

Ainda que grande parte das universidades e faculdades mais tradicionais de todo o Brasil determine a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, sua não elaboração traz algumas vantagens para o dia a dia de quem está se formando. Por exemplo, quem pretende obter um certificado em pouco tempo, para se dedicar ao trabalho, pode não precisar se preocupar com um projeto tão cheio de detalhes.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, o que acha de ficar por dentro de outros assuntos educacionais? Para receber novos conteúdos como este, assine a nossa newsletter e acompanhe tudo diretamente no seu e-mail.

Posts por categoria
Posts mais Lidos